Se você planeja alugar ou comprar um ponto comercial com a imobiliária em Itajaí e ter uma sede física para sua empresa, existem diversos pontos que precisam ser considerados e a escolha dos móveis é um dos principais. Afinal, quando bem planejada, a decoração contribui para a concentração, produtividade e eficiência dos colaboradores, principalmente quando usamos móveis de boa qualidade, que promovem conforto e praticidade para a rotina corrida.
Nesse sentido, os armários são itens fundamentais, pois podem servir para as mais diferentes funções. Contudo, nem sempre a escolha é uma tarefa fácil e, por isso, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje com dicas de como escolher os armários do escritório. Vamos lá?
Saiba quais são as necessidades dos profissionais
O primeiro passo para escolher os armários do escritório é entender quais são as necessidades e demandas dos colaboradores que irão utilizar o produto. Ou seja, observe quanto de espaço precisam, quais materiais serão guardados no armário, qual será a frequência de uso, quantas pessoas terão acesso ao móvel, etc. Com todas essas perguntas respondidas, será muito mais fácil escolher o armário dela.
Além disso, análise a quantidade e quais os itens serão armazenados em cada armário do escritório, como pastas, documentos, arquivos, produtos, entre outros itens.
A boa notícia é que existem diferentes tipos de armários para escritório, como vamos explicar mais à frente. Contudo, é importante conhecer seu negócio para fazer a escolha certa.
Procure manter a harmonia
Depois de entender quais são as reais necessidades de seus funcionários, é importante que você escolha os armários que se encaixem no layout do escritório. Infelizmente, muitas empresas compram peças avulsas e não se planejam, deixando móveis espalhados pelo escritório de qualquer maneira. Isso impacta significativamente na harmonia dos ambientes, prejudicando a circulação dos colaboradores e até mesmo sua produtividade. Por isso, antes mesmo de comprar os móveis você deve fazer o planejamento do ambiente, considerando o que colocar em casa lugar.
É importante ter em mente que os armários não são itens qualquer. Na verdade, eles fazem parte da rotina dos colaboradores e quando ficam espalhados de qualquer jeito, podem causar estresse, retrabalho e atrasar as tarefas simples do dia a dia. Sendo assim, não negligencie o planejamento.
Valorize a ergonomia
Essa é uma dica que vale para qualquer móvel que faça parte do escritório, incluindo os armários. Devemos lembrar que os móveis ergonômicos são aqueles que ajudam no dia a dia das pessoas, melhorando a relação com o ambiente de trabalho, ao mesmo tempo que promovem impactos positivos na saúde, conforto e segurança das atividades da rotina.
Sendo assim, os móveis ergonômicos são feitos exclusivamente para o ambiente de trabalho e contribuem significativamente para a produtividade e segurança dos profissionais do local. Portanto, os armários também devem estar inclusos nessa categoria. Para isso, eles devem ter altura adequada, além de posicionados estrategicamente.
Alguns detalhes fazem a diferença
Antes de comprar os armários de escritório, você precisa analisar alguns detalhes, que com certeza fazem a diferença no dia a dia dos funcionários. Por exemplo, o tipo de material do móvel deve atender não apenas às questões que citamos ao longo do post, mas também ser de boa qualidade e durável. Além disso, é muito importante que eles estejam de acordo com a identidade visual da empresa, a fim de transmitir a personalidade da marca para colaboradores e clientes. Tenha em mente que tudo que é visual, causa um impacto nas pessoas e você deve focar no impacto positivo sempre.
Conheça os diferentes tipos de armários
Existem diferentes tipos de armários para escritório, com vários modelos, tamanhos e materiais. Sendo assim, é importante conhecer os principais para garantir a escolha certa para seu ambiente de trabalho. Confira abaixo:
- Armário secretária: O armário secretária geralmente é mais baixo, com cerca de 70 a 80 cm de altura;
- Armário executivo: Já o armário executivo é mais alto, com cerca de 1,60 m de altura e porta baixa;
- Armário diretor: Por fim, o armário diretor tem a mesma pegada que o modelo anterior, mas com a diferença de que sua porta também é alta.
É importante deixar claro que existem outros modelos, como o armário duplo, que varia de 1,60 m a 180 m de comprimento. Sendo assim, você deve analisar as necessidades da empresa para escolher a melhor opção. Alguns pontos importantes para considerar são capacidade de peso, espessura e qualidade da madeira, design do móvel, possibilidade de mudanças, etc.
Então, com as dicas do post de hoje temos certeza que a escolha dos armários para escritório será uma tarefa muito mais simples. Mas, lembre-se que a qualidade dos itens é primordial para manter a praticidade no dia a dia dos funcionários, mas também para garantir economia para seu bolso. Afinal, dessa forma não precisará substituir nenhuma peça em um curto período de tempo, garantindo o melhor custo-benefício.