A fossa é uma necessidade em milhões de casas brasileiras, que não recebem o tratamento de esgoto. Assim, precisam de meios para descartar os seus dejetos e ela se apresenta como uma boa solução. Entretanto, existem vários tipos de fossa e a maior parte deles não é adequada e é até ilegal.
Continue acompanhando este artigo para saber quais são eles e entenda por que não são ideais para nenhum local.
Fossa seca
O primeiro dos tipos de fossa, do qual falaremos, se trata da fossa seca. Ela recebe esse nome porque é feita em locais que, além de não receberem tratamento de esgoto, também não possuem água encanada.
Dessa forma, as pessoas constroem um buraco no chão do banheiro, para que os dejetos caiam do vaso sanitário diretamente neles. Isso pode levar a desconfortos, como o mau cheiro no local.
Mas, principalmente, este tipo de fossa causa danos ambientais, à fauna e a flora. E também pode provocar doenças, uma vez que o esgoto pode penetrar no chão e contaminar lençóis freáticos.
É por causa desses danos que existe regulamentação para fossas e para o descarte de dejetos. Não o fazer da forma correta configura crime ambiental, de tão sério que o problema chega a ser.
Fossa negra
Outro dos tipos de fossa que oferecem perigo ao meio ambiente é a fossa negra. Ela se caracteriza pelo depósito de esgoto em um buraco feito ao redor da casa. A diferença é que, neste caso, há encanamento de água.
Assim, o esgoto desce até a fossa, onde é enterrado e permanece até a sua decomposição. Os riscos da instalação deste tipo de fossa são os mesmos da fossa anterior, já que ela não oferece nenhum tratamento aos dejetos.
Fossa absorvente
Este tipo de fossa oferece um pouco mais de segurança que os anteriores, mas ainda não é recomendado. Ele se trata do preenchimento do buraco da fossa com pedras ou tijolos, para que eles retenham o esgoto, permitindo a saída de água.
Ainda que haja essa retenção do esgoto, a saída de água contaminada acontece da mesma forma. Não há nenhum tipo de tratamento para ela. Portanto, os riscos de contaminação ambiental permanecem.
Fossa séptica
Muitas pessoas utilizam “fossa séptica” para se referirem a todos os tipos de fossa. Na verdade, a fossa séptica é a única, dentre todos eles, que oferece tratamento aos dejetos, antes do seu descarte.
Ela se trata de uma estrutura construída em um buraco no chão, localizada perto da casa. Essa estrutura oferece um tratamento preliminar do esgoto, separando os dejetos da água.
A água separada pode ser utilizada para limpeza doméstica, ou para aguar plantas – nunca para beber, uma vez que não é potável.
Quando a fossa está cheia, é possível limpá-la, juntando seus dejetos e os encaminhando para local de tratamento correto, que são as ETEs (Estações de Tratamento de Esgoto).
Lá, elas terminam o tratamento que a fossa começou e deixam o dejeto pronto para ser descartado em aterros sanitários, lixões ou outros locais autorizados.
Para realizar a limpeza de fossa corretamente, de acordo com a lei, é preciso contatar uma empresa especializada, como a Ajax Dedetizadora e Desentupidora, para realizá-la.
Uma empresa autorizada pode pegar os dejetos em um local e transportá-los, em segurança, até o local de tratamento. Já amadores não podem oferecer esse transporte e o descarte, nesse caso, é feito em qualquer local.
Portanto, a melhor forma de tratar o esgoto, quando não se tem rede de esgoto, é por meio da aquisição de uma fossa séptica e da realização de sua limpeza, quando necessário, com uma limpa fossa autorizada.