Você sabe para que serve CPF na nota fiscal? Muita gente fica na dúvida quanto a esse assunto e, hoje, iremos esclarecer tudo a respeito desse fato.
Sempre que realizamos uma compra em qualquer estabelecimento, é normal que a pessoa pergunte se deseja inserir CPF na nota.
Afinal, para que serve o CPF na nota fiscal? É sobre isso que iremos falar a seguir.
O que significa CPF na nota?
A grande maioria das pessoas resolve não colocar o CPF na nota justamente porque não entende que diferença isso irá fazer.
Em suma, o CPF na nota serve para que, a cada compra que irá fazer, será possível optar por registrar e vincular ao seu CPF.
Diferente do que alguns pensam, o governo não faz isso querendo saber o quanto você gasta, mas sim para fazer com que o estabelecimento declare todas as notas, de modo a evitar a sonegação de imposto.
Para que serve o CPF na nota?
Basicamente, inserir CPF na nota fiscal nada mais é que uma maneira que o Governo Estadual tem de garantir que o estabelecimento irá declarar o valor e, assim, haverá o recolhimento do ICMS.
Trata-se também de uma excelente maneira para combater a sonegação de impostos por parte dos estabelecimentos.
A grande parte das pessoas ainda não sabem, mas a emissão de nota fiscal é garantia de que haverá recolhimento do imposto.
Então, sempre que o consumidor exige CPF na nota, de uma certa forma, ele obriga com que o vendedor gere a nota fiscal.
CPF na nota precisa de cadastro?
Diversos estados brasileiros possuem um programa de incentivo fiscal. Assim, sempre que o consumidor coloca o CPF na nota, ele pode obter alguns benefícios.
Nesse caso, para poder participar desses programas, acaba sendo necessário fazer um cadastro. Essa não é uma obrigação, apenas para aqueles que querem fazer parte desses programas.
Se esse for o caso, o passo a passo para cadastrar seu CPF é a seguinte:
Verifique se seu estado tem o programa de incentivo
Primeiro de tudo, entre no site da Secretaria da Fazenda de seu estado para poder averiguar se há algum programa de incentivo.
Faça seu cadastro
Assim que entrar na página de incentivos da Secretaria da Fazenda de seu estado, basta ir até a página de incentivos.
Na grande maioria das vezes, você irá encontrar algumas informações de como o programa funciona, bem como o local para se cadastrar.
É necessário colocar todas as informações presentes no site, incluindo as suas informações bancárias.
Exija seu CPF na nota
Assim que terminar o seu cadastro, não deixe de exigir com que coloquem o seu CPF na nota fiscal, haja vista que se trata de um direito de todo o cidadão.
No entanto, não esqueça de levar a sua nota para casa e cadastrar no site da Sefaz, de modo a garantir que irá obter o benefício.
CPF na nota aumenta o score?
Muita gente ainda acredita que cpf na nota fiscal aumenta score e que essa é a razão pelo qual se deve exigir.
No entanto, tenha em mente de que isso não passa de um mito. Na verdade, para aumentar o seu score, é preciso tomar outras medidas.
Afinal de contas, os órgãos de proteção de crédito levam em consideração outros fatores para poder aumentar ou reduzir a sua pontuação, bem como:
- Pagamentos em dia;
- Cadastro Positivo;
- Número de consultas ao CPF;
- Crédito;
- Negativação etc.
Têm desvantagens de colocar CPF na nota?
Ainda que colocar CPF na nota fiscal não aumente o score, isso não quer dizer que há alguma outra desvantagem, mas muito pelo contrário.
Afinal de contas, o ato de colocar o CPF na nota é capaz de trazer benefícios como premiação, descontos em impostos, restituição de parte do valor etc.