Você está pensando em se tornar avaliador de imóveis, mas está com dúvidas se essa carreira está em alta para 2023?
Então você está no lugar certo. O fato é que conhecer a demanda pela profissão é fundamental antes de investir tempo e esforço para atuar na área.
Mas, não se preocupe, ao longo desse conteúdo trouxemos diversas informações a respeito do assunto que irão ajudar você a entender melhor como um avaliador de imóveis ganha dinheiro e se vale a pena investir nessa área para 2023.
Se interessou, não é mesmo? Então não deixe para depois e comece agora mesmo a leitura desse conteúdo.
O que faz um avaliador de imóveis?
Antes de mais nada é preciso entender o que um avaliador de imóveis faz, afinal esse profissional pode atuar de diversas maneiras no mercado de trabalho e atender os mais diversos tipos de públicos.
Mas, de maneira geral, o avaliador é o profissional responsável para precificar o valor de um imóvel levando em consideração diversos fatores técnicos, tais como:
- Localização
- Infraestrutura da região
- Material empregado na construção
- Acabamento do imóvel
- Tipo de imóvel
- Desgaste
Levando em consideração todos os itens citados acima e quantos outros fatores forem necessários o avaliador de imóveis conseguirá determinar quanto um imóvel está valendo no mercado de trabalho, o que é muito importante antes de realizar qualquer tipo de transação.
Para quem o avaliador de imóveis trabalha?
Como mencionado anteriormente, o avaliador de imóveis pode trabalhar para os mais diversos tipos de público, por exemplo:
- Imobiliárias
- Pessoas físicas que desejam vender o imóvel
- Atuar em processos judiciais como situações de separação de bens
- Divisão de herança
Como pode ser visto, o avaliador de imóveis é um profissional extremamente necessário e a demanda por esse tipo de trabalho continuará a crescer em 2023.
Como se tornar um perito avaliador de imóveis?
Para se tornar um avaliador de imóveis é fundamental ter capacitação técnica na área, de modo a entender todos os pormenores que envolvem a avaliação de um imóvel e, desse modo, realizar a avaliação da maneira correta.
Além do conhecimento, ter capacitação também permite que o profissional atue em processos judiciais, algo que pode ser extremamente lucrativo para o avaliador.
Quem pode ser avaliador de imóveis?
Qualquer pessoa que deseje investir na área pode se tornar um avaliador de imóveis, mas em alguns casos fazer isso pode ser um grande investimento para a carreira ou negócio.
Por exemplo, um corretor de imóveis pode se tornar um avaliador e enriquecer ainda mais o currículo, ganhando vantagem em relação a outros corretores que não desempenham o papel de avaliador.
Qual o salário de um avaliador de imóveis?
Por fim, você deve estar querendo saber qual o salário de um avaliador de imóveis, não é mesmo?
Para início de conversa, o salário do avaliador não é fixo, visto que esse profissional atua normalmente de forma autônoma.
Mas, é possível ter uma média de ganho, por exemplo: Um avaliador iniciante pode ganhar até 1.300 reais por avaliação, enquanto os mais experientes podem chegar a valores de 5 mil reais por avaliação.
Caso o profissional prefira atuar no regime CLT, o salário pode chegar a quase quatro mil reais mensais, fora comissões e benefícios que cada empresa oferece.
Agora que você já sabe o que é um avaliador de imóveis e como esse profissional atua no mercado de trabalho, com certeza está louco para começar a se preparar para atuar como perito avaliador em 2023.
Mas, lembre-se que estamos sempre trazendo novidades do mundo da avaliação de imóveis que irão ajudar você a trilhar esse caminho da melhor forma possível.