Sabemos que a cozinha é um dos cômodos da residência em que mais gastamos nosso tempo, afinal, ela é utilizada diariamente. Preparar os alimentos para o dia a dia é uma tarefa diária, mas muitas pessoas possuem uma rotina agitada e precisam economizar tempo, e para isso muitos recorrem a congelar as refeições da semana.
O congelamento é um ótimo sistema para a conservação dos alimentos. Esse método é uma alternativa que pode reduzir o tempo que você passa na cozinha, mas o problema é encontrar a melhor maneira de fazer isso. O congelamento é um método de conservação que tira o calor dos alimentos para atrasar a atuação dos micro-organismos, e para alcançar as condições mais indicadas, o congelador deve operar a -18ºC.
Além disso, o método de descongelamento também é importante e deve ser feito da maneira correta. Existem algumas opções para isso, você pode colocar a marmita na parte de baixo da geladeira até que ela descongele, ou pode colocá-la em cima da bancada da sua cozinha. Na hora de esquentar, se você ainda não possui um eletro potente e moderno, a melhor dica é investir em um micro-ondas novo e usá-lo para esquentar a sua comida.
Para entender melhor sobre o assunto e investir de vez em comida congelada, você confere abaixo os principais benefícios que congelar a comida pode trazer para a sua rotina.
1 – Redução de desperdício
Quando fazemos o planejamento e preparamos as refeições com antecedência, diminuímos o risco de desperdício, o que você não quer é acabar perdendo algum alimento na geladeira. Isso porque o que sobrar pode facilmente também ser congelado e consumido em outro momento, ajudando para que você tenha uma cozinha mais sustentável.
2 – Economia de tempo e praticidade
Quem tem uma rotina acelerada sabe que nem sempre é fácil cozinhar todos os dias, por isso preparar maiores quantidades de comida e congelá-las é a melhor opção. Isso ajuda a facilitar o dia a dia, permitindo que você tenha sempre pratos prontos em poucos minutos, principalmente em dias corridos. Além disso, essa prática reduz a dependência de pedidos de comida por aplicativo.
3 – Economia financeira
Cozinhar as refeições em casa e congelá-las também é uma ótima forma de economizar financeiramente. Comprar ingredientes em maior quantidade e preparar diversas refeições de uma só vez é mais econômico do que comprar comida pronta quase todos os dias.
4 – Variedade no cardápio
Quando você prepara as refeições em casa e as congela, consegue preparar uma grande variedade de pratos, assim tem mais opções ao longo da semana. Isso torna a sua alimentação muito mais saudável e diversificada, o importante é ter diversas opções saudáveis.
5 – Como começar a congelar sua comida?
Divida os alimentos em pequenas quantidades
Avalie a quantidade que realmente é adequada para cada refeição e faça pequenas porções antes de fazer o congelamento. Dessa maneira, você terá um descongelamento muito mais rápido, evitando possíveis desperdícios.
Utilize embalagens adequadas
Existem algumas embalagens que são adequadas para o congelamento. Elas devem ser próprias para ir ao micro-ondas, isso também facilita o descongelamento. Escolha potes resistentes à gordura e que aderem aos alimentos antes do congelamento e que se soltam com facilidade mesmo depois de congelados.
Fique atento ao tempo médio de conservação
Alimentos guardados no congelador também podem acabar estragando. Afinal, o congelamento desses alimentos não bloqueia completamente a deterioração, esse processo apenas desacelera a ação dos micro-organismos. Por isso, fique atento ao tempo médio de conservação de cada refeição.