Para a agenda de 2025, os chief marketing officers (CMOs) têm o objetivo de equilibrar os resultados de curto prazo com o fortalecimento da imagem de marca a longo prazo. A conclusão faz parte de um levantamento realizado pelo projeto editorial da GoAd Media.
Os investimentos previstos para áreas como assessoria de imprensa digital, tráfego pago em mídias sociais e outros segmentos do marketing indicam que os líderes do setor pretendem manter ou aumentar o orçamento de 2024. O cenário reflete a percepção crescente sobre a relevância do marketing para os resultados das empresas.
Relatório da Nielsen, divulgado em 2024, aponta que 75% das pessoas expostas a anúncios em mídias sociais afirmaram que essas campanhas aumentaram a probabilidade de compra, uso ou consideração da marca.
O que é marketing de longo prazo?
O levantamento da Nielsen também apresenta dados sobre a eficácia dos anúncios digitais na construção de resultados de longo prazo e na influência sobre o comportamento dos consumidores. Segundo Dave Hohman, líder global de Marketing Mix da Nielsen, esforços contínuos em marketing são responsáveis por uma fatia considerável do patrimônio de uma marca.
O marketing de longo prazo é focado em construir e manter a relevância da marca ao longo do tempo, com objetivo de ir além dos resultados imediatos. Diferente das campanhas de curto prazo, voltadas principalmente para vendas rápidas ou ações pontuais, o foco dessa abordagem está em criar conexões duradouras com o público, a fim de consolidar a percepção da marca e fortalecer seu valor no mercado.
Ainda segundo Hohman, em períodos de incerteza econômica e com temores persistentes sobre uma possível recessão, muitos profissionais de marketing tendem a priorizar resultados rápidos. Em um mercado publicitário desaquecido, essa abordagem é usada como uma tentativa de garantir ganhos imediatos e manter o desempenho no curto prazo.
“Essas vitórias rápidas, no entanto, não são o que sustenta as empresas. Embora sejam úteis para a próxima leitura trimestral, as vendas de curto prazo podem facilmente distrair as equipes de pensar sobre o que realmente impulsiona o sucesso: o crescimento de longo prazo”, comenta em artigo.
É comum que as organizações prefiram investir em estratégias que prometem resultados instantâneos para melhorar o rankeamento no Google ou aumentar o número dos seguidores no Instagram. Quando, na verdade, a estratégia a longo prazo seria melhorias técnicas, conquistar backlinks de qualidade e produzir conteúdo relevante.
A CEO da Experta, empresa especializada em search engine optimization (SEO), Flávia Crizanto, observa essa tendência de perto. “Recebemos muitos clientes buscando resultados imediatos, mas, quando analisam os números a longo prazo, acabam repensando suas estratégias e entendendo a importância de ações consistentes e planejadas”, destaca a executiva.
SEO ou otimização para motores de busca é um conjunto de práticas focadas em melhorar a visibilidade e o posicionamento de um site nos resultados orgânicos dos motores de busca, como o Google e o Bing. A estratégia envolve ações que vão desde a otimização de conteúdo até a construção de backlinks com o objetivo de atrair tráfego qualificado de forma sustentável e duradoura.
Tendências para 2025
De acordo com o relatório Kantar Marketing Trends 2025, sustentabilidade, transmissões ao vivo e inteligência artificial (IA) generativa despontam como algumas das principais tendências para o próximo ano.
A pesquisa revela que 68% dos profissionais de marketing têm uma visão positiva sobre a IA generativa. No entanto, 36% admitem que suas equipes ainda não possuem as habilidades necessárias para implementar essa tecnologia de forma eficiente.
Ao mesmo tempo, mais de 90% dos entrevistados preferem marcas com práticas sustentáveis. Esse comportamento reflete um aumento projetado no segmento de consumidores focados na sustentabilidade, que deve passar de 22% em 2023 para 29% até 2030.
O livestream commerce ou comércio por meio de transmissões ao vivo desponta como uma tendência crescente, com a expectativa de que represente 20% do comércio varejista na China até 2026. O relatório destaca casos de sucesso, incluindo marcas que alcançaram 1 milhão de dólares em vendas durante uma única sessão de 12 horas no TikTok Shop.